Como identificar as habilidades que você possui e que podem ser úteis para mudanças na carreira

TRANSIÇÃO NA CARREIRAORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

6/12/20232 min read

Muitas vezes pensamos que mudar de área de atuação ou começar uma nova profissão pode ser muito difícil e que vamos começar do zero. Mas saiba que começar do zero não é o caso, pois com certeza você possui habilidades que foram desenvolvidas ao longo da vida – na escola, com a participação em grupos, em atuações profissionais – e que são muito valiosas. As habilidades são divididas em dois grandes grupos: técnicas e comportamentais.

As habilidades técnicas, também conhecidas como hard skills, se referem a conhecimentos e habilidades adquiridos por meio de cursos, treinamentos ou estudos autônomos e que podem ser medidas e testadas por meio de provas teóricas ou práticas. Alguns exemplos de habilidades técnicas são: conhecimentos para uso de softwares (Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint, Microsoft Power Bi, SPSS, QDA Miner, ATLAS.ti, Unity), conhecimento em linguagens de programação (Java, JavaScript, Python, C#, etc.), conhecimentos na aplicação e análise de testes psicológicos, fluência em idiomas, escrita técnica, diploma em uma área específica, etc.

As habilidades comportamentais, também chamadas de soft skills, se referem a habilidades sociais ou emocionais, que podem ser avaliadas em situações como entrevistas, dinâmicas de grupo, dentre outras. São exemplos de habilidades comportamentais: empatia, trabalho em equipe, liderança, gerenciamento do tempo, pensamento crítico, gestão de conflitos, adaptabilidade, dentre outras.

Vou te dar algumas dicas muito uteis para que você consiga identificar estas habilidades:

  1. Liste as habilidades técnicas e comportamentais aprendidas durante a sua jornada, que envolve os estudos – sejam eles formais ou não – e as experiências de trabalhos – que podem ser empregos, atividades desenvolvidas com a sua comunidade, em igrejas, etc.

  2. Pesquise as habilidades exigidas na área que deseja atuar. Uma busca no LinkedIn e sites como vagas.com podem ser um bom começo. Se conhecer pessoas que atuam nessa área, também converse com elas para entender o que se espera

  3. Identifique dentre as habilidades que você listou que possui as que são exigidas para a área de atuação. Pense se precisa se desenvolver mais em alguma destas habilidades e faça um plano de ação.

  4. Faça um plano de ação para desenvolver as habilidades que você não possui e as que ainda acha que precisa melhorar. É importante que você liste ações que serão feitas visando desenvolver cada habilidade, colocando um prazo para cada uma delas e como será desenvolvida.

Gostou das dicas que te dei? Baixe aqui um plano de ação que vai te ajudar a mapear e planejar o desenvolvimento destas habilidades. Lembre-se que quanto mais rápido você começa a pensar nessas coisas, mais próximo você estará da mudança que tanto deseja. E se precisar de ajuda para identificar estas habilidades fale comigo!